Foco, experiências e neuroses

Às vezes na vida por um momento perdemos o foco. Fugimos de nós mesmos, devido a alguma distração ou situação. Mas logo que nos damos conta do ocorrido, tentamos nos resgatar de nós mesmos. Que resgate é esse que acontece uma vez ou outra? Seria o resgate das distrações mundanas que insistem em alterar-nos e estado pleno de espírito da alma. Estado esse que se difunde e se confunde com o nosso pensar, agir e falar.

Muitas vezes, ao ouvir pessoas contando suas histórias e experiências de vida, me pergunto o que as levou a se tornarem quem são. Do mesmo modo que tento sempre analisar quais fatos foram essenciais para desconstruir meu antigo eu e construir meu novo ser, me pergunto o que leva as pessoas a serem quem são. É interessante de se notar características extremamente peculiares do ser humano. Defeitos, angústias, e como Freud analisa as neuroses que se tornaram neuroses devido a alguma inibição pessoal entre o que você é e o que você gostaria de ser. E me pergunto todo o tempo: porque as pessoas não são o que gostariam de ser? Tirando o fato de questões como que você não pode mudar, boa parte das neuroses mundanas podem ou deveriam ser evitadas. Mas não são. Não entendo muito bem por que. Acho que somos acomodados demais para quebrar as correntes em que nós próprios nos prendemos.

Mas uma vez ou outra conseguimos. Uma vez ou outra conseguimos nos libertar. Nem que seja momentaneamente. E depois voltamos às neuroses novamente, voltamos a perder o foco mais uma vez. Será esse algum tipo de ciclo vital para a sobrevivência humana ou será só eu tão inconstante que encontrei um equilíbrio no meu próprio desequilíbrio? Vai saber.

Xx,

Amanda Lobo.

Leave a Reply

