Os Indicados ao Oscar 2015: Boyhood

O filme que levou 12 anos para ser feito, Boyhood, acompanha a trajetória de Mason, da infância à juventude. Logo de cara, o fato da produção ter demorado tanto tempo para ser feita já é um atrativo para vê-lo.

bo

Boyhood é um filme marcado pela simplicidade da vida ‘normal’ de um garoto. Pais divorciados, mãe casada várias vezes e Mason e sua irmã, como filhos, recebendo as consequências das atitudes de sua mãe, principalmente das suas escolhas quanto a maridos.

O ator que interpreta Mason, Ellar Coltrane, transparece a ideia de que ele próprio está passando por aquelas experiências. Talvez seja pelo fato de que ele cresceu fazendo Boyhood, então incorporou o personagem de uma maneira cativante.

Mason é um menino diferente, que possui uma visão peculiar do mundo, distinta das pessoas ao seu redor. Característica essa que é explorada bastante na adolescência do rapaz, quando ele passa a se questionar o porquê das coisas, o motivo pelo qual fazemos o que fazemos, a razão pela qual a sociedade segue padrões pré-determinados e a própria existência de Deus e sua relação para com os seres humanos. É incrível como um filme tão singelo te cativa tão facilmente. Quando digo singelo, é como se Boyhood não precisasse de uma superprodução para conquistar seu público. É apenas o acompanhamento do percurso de um menino que pode muito ser qualquer garoto por conta das experiências que ele vive. Não podemos esquecer também de Ethan Hawke e Patricia Aequette, que incorporam os pais de Mason e Samantha, mostrando como pode ser difícil, mas possível, a relação entre filhos e pais divorciados.

O diretor Richard Linklater faz um trabalho maravilhoso ao mostrar com simplicidade a trajetória de Mason e sua família. É como se cada um de nós passasse por alguma daquelas experiências em determinado momento de nossas vidas. E nada melhor do que um filme com o qual nós possamos nos identificar.

Xx,

Amanda Lobo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s