Indicados ao Oscar 2015: O Jogo da Imitação

o_jogo_da_imitacao_4

Baseado em fatos reais, ‘O Jogo da Imitação’ retrata a história de Alan Turing, um matemático britânico que entrou em um projeto secreto do governo para decodificar as mensagens de guerra da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.  Quem interpreta Turing é o ator Benedict Cumberbatch, que faz uma atuação espetacular, diga-se de passagem. Benedict expõe o seu talento ao explorar bastante o lado reprimido, antissocial, arrogante e brilhante de seu personagem. Alan, apesar de extremamente inteligente, é um homem com muitos problemas de adaptação social e que sofre com o fato de ser homossexual. Fato que tem se mostrado presente em sua personalidade desde a adolescência, como é retratado no filme.

Apesar de não se importar com a opinião das pessoas e ser bastante ríspido com todos ao seu redor, ele passa a mudar quando conhece Joan Clarke (Keira Knightley), uma jovem brilhante que o ajuda na decodificação das mensagens secretas, mesmo seja mulher e não podendo trabalhar diretamente com Alan, pelo preconceito sofrido naquela época. Turing passa a levar, escondido, o trabalho para Joan e eles começam a trabalhar juntos diariamente e ela acaba ensinando-o a tratar melhor os seus colegas de trabalho.

THE IMITATION GAME

Desde a adolescência Alan sofre perseguição na escola por ser diferente dos outros meninos, e isso não muda com a fase adulta. Ao longo do filme é mostrado como todos ao seu redor se incomodam com suas atitudes e suas ideias. Mas que com o tempo, aprendem a enxergar o quanto incrível ele é, apesar de seu comportamento.

O Jogo da Imitação me encantou logo aos 5 minutos de filme. Sem exageros. Benedict incorpora o personagem de forma tão instigante que é impossível não ficar colado à tela com cada peculiaridade mostrada na personalidade de Alan. Nunca tinha visto o ator dessa forma e confesso que me encantei. Principalmente nos minutos finais onde após ter sucedido em seu projeto secreto do governo, Turing é condenado por comportamento impróprio, pelo fato de ser homossexual. Ele recebe um tratamento de castração química, onde é obrigado a tomar remédios para inibir seus hormônios. Remédios esses que o deixam bastante transtornado psicologicamente e fisicamente e o levam ao suicídio. Palmas para Cumberbatch pela sua atuação. E Keira estava bela, como sempre.

Xx,

Amanda Lobo.

Advertisements

2 thoughts on “Indicados ao Oscar 2015: O Jogo da Imitação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s