Os indicados ao Oscar 2015: Birdman

Birdman

Esse ano estou tentando assistir aos indicados ao Oscar antes da cerimônia, que acontece domingo que vem, dia 22 de fevereiro, e comecei minha maratona com ‘Birdman’! Logo de início, já me senti atraída pelo filme por ter Edward Norton no elenco. Edward é um dos atores que encanta com seus personagens e atuações singulares. Já Michael Keaton, não conhecia seu trabalho até assistir a esse filme. Perguntei a um amigo enquanto falávamos sobre o longa: Da onde ele é? Ele me diz simplesmente: Ele fez Batman! E eu: Ah, por isso não o conheço. Não que ele só tenha feito Batman, mas esse foi seu trabalho mais reconhecido. Como eu não sou muito fã do herói (talvez um dia eu pare para assistir a alguma das versões) não me admira que eu não o conheça. Mas é então em Birdman que Keaton se apresenta para mim. E de uma forma legal, devo dizer.

O filme trata sobre um ator que um dia foi famoso por interpretar um super-herói em Hollywood e que agora tenta consagrar-se como um ator mais sério, lançando sua própria peça na Broadway. Não sei se essa sátira que é Birdman pode se aplicar à Michael, mas não deixei de pensar na relação com o ator que antes fora Batman e que agora é protagonista em um filme mais conceito, digamos assim.

O modo como Birdman faz uma crítica ao sistema Hollywodiano é perfeito. O fato de o ator possuir uma fixação pela juventude e como nós, telespectadores, consumimos praticamente qualquer coisa que nos empurram com os dentes abertos. Tudo isso é expresso na ‘crise existencial’ vivida pelo personagem de Keaton, Riggan Thomson. Não podemos deixar de observar também a necessidade que as pessoas possuem de serem especiais e se fazerem lembradas pelo mundo e muitas vezes esquecem de se tornarem significativas para as pessoas ao seu redor. Isso é mostrado na relação pai e filha entre Riggan e Sam, interpretada por Emma Stone, que brilha com seus grandes e marcantes olhos (impossível não se prender a eles) ao sofrer na pele as consequências por muitas das ações de seu pai.

Birdman é filmado praticamente todo no teatro, o que é bem legal quando os filmes se limitam a um só cenário e conseguem fazer disso uma ferramenta para intensificar a atenção para o mundo que está sendo mostrado.

Não podemos esquecer de Edward Norton na pele de Mike, um ator problemático que se mantém fiel à sua paixão de ser um ator da Broadway conceituado e que vemos transparecer muito a ideia do estar atuando tanto nos palcos quanto na vida real.

O filme do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, traz consigo vários questionamentos sobre a nossa existência e qual o nosso real papel no mundo. Além do fato de explorar como as pessoas lidam com seus problemas seja lá qual forem.

Xx,

Amanda Lobo

Leave a Reply

