Zodíaco, 2007.

imagesDavid Fincher ataca novamente. E dessa vez com o suspense policial, Zodíaco. Zodíaco é baseado em uma história real sobre um psicopata americano que agiu na década de 70. O caso ganhou uma repercussão incrível, pois o assassino mandava códigos e cartas para a polícia e jornais da Califórnia a fim de mostrar o seu trabalho e fazer ameaças. Ele assumia pelos crimes, mas sem dizer quem era.

O filme é protagonizado por Jake Gyllenhaal, com participação de Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. Confesso que no início do filme achei fraca a presença dos atores na trama, porém com o desenrolar da história eles foram tomando seus devidos lugares nos personagens. Jake faz o papel de Robert Graysmith, um cartunista que trabalha para o Chronicle, um dos jornais mais famosos de São Francisco. Ele e seu colega Paul Avery (Robert Downey Jr.) ficam obcecados pela história do Zodíaco e juntos tentam decifrar os códigos feitos pelo assassino. Já Mark Ruffalo, interpreta o policial David Toschi que é solicitado para trabalhar no caso.

Na primeira metade do filme, um lado do elenco trabalha em busca do assassino, David e seus colegas detetives. E na metade final, que fica bem mais interessante, Robert se envolve de cabeça na história do Zodíaco anos depois de todos terem abandonado o caso. Ele cria uma enorme obsessão pela história que acaba colocando em risco seu próprio casamento. É incrível como Fincher deixa Robert Graysmith como elemento surpresa, já que sua caçada ao assassino carrega mais suspense que qualquer envolvimento dos outros personagens com o drama.

361-2

A trama nos deixa grudados a tela questionando quem é o Zodíaco e porque ele faz o que faz. Sempre digo que quando uma história é baseada em fatos reais todo o enredo torna-se mais atrativo. E é o que acontece com esse filme, que mostra como uma caçada a um assassino misterioso é perigosa, mas ao mesmo tempo excitante. O papel que Robert desempenha me fez associar a situação ao papel do jornalismo investigativo de desmascarar fatos ocultos custe o que custar.

Confira o trailer abaixo:

Xx,
Amanda Lobo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s