A arte de se manter Zen.

4  Hoje, assistindo ao terceiro episódio da segunda temporada de The Carrie Diaries, comecei a refletir sobre a questão de se tornar Zen e manter as coisas ao seu redor mais simples. É porque Carrie, a personagem principal, estava em busca do seu mantra interior para superar um relacionamento passado.

A arte de se manter Zen é um conceito tentador, admito. Porém, com tantas preocupações e afazeres  que rodam o mundo atual, pode ser uma prática muito difícil se se levar para o dia a dia. Segundo o Wikipédia, Zen é um nome japonês que surgiu na China por volta do século VII e está associado a religião budista. Literalmente, Zen significa meditar sentado e é o tipo de meditação que proporciona ao praticante um tipo de experiência direta com sua realidade. Agora, pense como seria bom levar essa prática para nossos dias! Não seria gratificante responder aos estresses ao nosso redor com paz e calmaria? Ou seria essa ideia de ser Zen uma eterna utopia? Talvez não para Buda, mas e para nós?

Eis minha grande questão do dia: será possível se tornar Zen e praticar essa tão sonhada meditação? Muitas pessoas que praticam o budismo ou meditam diariamente ou quase sempre, conseguem sim. Mas e as outras? E quem não consegue parar um minuto para meditar ou apenas não acha válido? Bem, se manter calmo depende muito de cada um. Talvez meditar não funcione para todas as pessoas como escape de estresse. Eu, particularmente, já tentei usar a meditação a um tempo atrás, mas falhei drasticamente. Por isso, proponho aqui outros modos se manter Zen.

Manter-se calmo é sim um grande desafio. Seja por qual motivo for, para enfrentar o trabalho, o estudo, superar um relacionamento ou apenas lidar com pessoas. Tudo isso requer calma. E há várias maneiras de encontrar seu mantra, que são palavras repetidas durante a meditação para ajudar no controle da mente, que não seja diretamente pela meditação. Por exemplo, música ajuda. Substituir música por meditação? O que Buda diria? Mas é sério. Ajuda e muito. Acredito que qualquer atividade que te mantenha concentrado e te deixe relaxado, proporciona o controle da sua mente. Te proporciona forças para lidar com qualquer situação. Para mim, ouvir música funciona perfeitamente. E escrever também. São duas atividades que me ajudam a de certa forma, encontrar meu mantra.

Podemos sim, adaptar a meditação pregada por Buda para os tempos modernos. Seja através de uma música, um filme ou apenas uma boa soneca. Qualquer atividade que te ajude a se manter Zen é importante e válida. E como a nossa querida Carrie, de The Carrie Diaries, só precisamos nos livrar do que deixa nossa vida complicada e encontrar nosso mantra interior.

Xx,

Amanda Lobo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s