Edição de Setembro, 2009.

septe1

Edição de Setembro ou The September Issue é um documentário que mostra toda a produção da edição de setembro de 2007 da revista Vogue americana, a maior revista de moda do mundo. O que muitos devem se perguntar é, porque um documentário só pra falar sobre a formação da edição de setembro? O que setembro tem de mais importante que os outros meses? Essa também era uma dúvida minha que foi respondida recentemente. É porque no mês de setembro, é quando os estilistas mostram suas novas coleções e o mundo da moda divulga o que passou e o que está por vir. É uma espécie de passagem do tempo. Tudo que é novo em moda é apresentado no mês de setembro. É o mês onde as maiores revistas tem suas maiores edições.

Grace Coddington e Anna Wintour (com seu famoso cabelo chanel e óculos escuros)
Grace Coddington e Anna Wintour (com seu famoso cabelo chanel e óculos escuros)

Foi por esse e outro motivo que fizeram um documentário gravado em 2007, mas lançado em 2009 sobre a produção da Vogue de setembro. Edição de Setembro mostra todo o processo por trás da revista, sua parte criativa que é comandada pela editora de criação, Grace Coddington, a participação de fotógrafos renomados, entre eles o francês Patrick Demarchelier e designers como Vera Wang e Oscar de la Renta. O outro motivo que dizem de o documentário ter sido lançado foi para a editora-chefe da Vogue, Anna Wintour, apagar a sua imagem de durona. É porque no filme ‘O Diabo Veste Prada’, adaptação do livro da escritora Lauren Weisberger, tudo indica que Miranda Priestly (Meryl Streep) é uma alusão à editora da Vogue, Anna Wintour. E não apenas pelo comportamento de Miranda que lembra o de Wintour, mas também pelo fato de que Lauren já foi assistente da editora na Vogue. Quanta história, hein?!

Mas, voltando para o documentário, é um filme bastante interessante pra quem se interessa por moda. Eu, particularmente, me interesso não só pela moda, mas pela confecção de uma revista. Como sou aspirante a jornalista, sempre quis saber como funciona a criação de uma revista de moda. E no longa, pode-se perceber que o trabalho não é nada fácil, ainda mais para a elaboração de uma revista como a Vogue, onde se é gasto muito dinheiro e trabalho para montagem dessa obra artística. É exigido toda uma produção minimalista e se Anna não gostar, tudo tem que ser rapidamente mudado.The September Issue movie image Anna Wintour

Durante o filme fiquei me perguntando: Então é esse o trabalho de um editora-chefe, apenas olhar, avaliar e dar ordens? Mas não. E não é a toa que Anna Wintour é a mulher mais influente do ramo da moda. A questão é que se algo der errado, falando no popular, é a cabeça dela que vai rolar. Porque ao fim do documentário, vemos que Anna mostra a edição finalizada da revista para os donos da Condé Nast Publications, empresa que comanda a Vogue. Basicamente, é a opinião de Wintour que importa, o sucesso da revista depende dela, se ela escolhe ou não corretamente o que é publicado.

Em Edição de Setembro, é deixado claro que o comportamento da editora-chefe não é algo que pode ser mal-entendido. É como dizem, ela só está fazendo o trabalho dela. Ela pode aparentar ser fria e calculista, mas são características que fazem parte do que Wintour precisa fazer para ter sucesso com a revista. E o sucesso da Vogue não é só dela, mas de todos que trabalham arduamente no processo da revista. E isso inclui Grace Coddington, com quem Anna trabalha a mais de 20 anos e é a única que mostra opiniões divergentes da chefe quando é necessário.

The September Issue é um documentário muito legal e dinâmico. Deixa claro que a Vogue não é a Vogue por nada. E que não importa o que falem, o mundo da moda dá trabalho sim, e muito.

Esta é a capa da edição de setembro de 2007, que tem a encantadora Sienna Miller.

Vogue-US-Sept-2007-HQ-sienna-miller-7585902-351-500

E abaixo você encontra o filme “Edição de Setembro” completo e legendado! É só clicar e apreciar o que a Vogue tem a oferecer!

E pra finalizar, um pouco de Vogue para os ouvidos!!

Xx,

Amanda Lobo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s