Sinto falta de quando os cantores… cantavam!

musica

Tenho um gosto musical bem diversificado. Vou de Rock a Pop, passando pelo Axé, MPB, Românticas e até algumas músicas de Reggae. Sério, escuto de tudo. Contanto que a música me toque, emocione, me faça dançar, pular, rir ou chorar. Contanto que a música me cause emoção. Sem rótulos e apenas com melodias, seja lá qual estilo for. Então, quando gosto de uma música e vou procura-lá no Youtube, na maioria das vezes para ouvir as versões ao vivo, bate aquele impacto que resulta em uma leve decepção. O que está acontecendo com os cantores que não estão cantando mais? Se você notar, vai perceber que isso é um fenômeno muito comum hoje em dia. Na terra dos playbacks, quem usa unicamente a voz para cantar é rei! É claro que esse fenômeno é mais recorrente quando se trata de um estilo musical: O Pop. Falem o que quiser: que é musica comercial, ou até que não é original, mas pra mim, o pop faz a alma dançar! Não há nada como ir a uma baladinha com os amigos e dançar até suar! Balada geralmente é sinal de música eletrônica e eu não abro mão. Agora, quando me vicio naquelas músicas também quero ouvir os artistas cantarem ao vivo, e aí é que tá o problema. Porque quando você vai procurar apresentações dos cantores de música pop, não todos, mas uma boa parte, percebe que eles não gastam mais a voz. Apenas dublam. Isso me mata! Porque não cantar? É porque a voz não tem resistência? Mas então eu me pergunto, se não aguenta, pra quê veio? Parece que eles só vão lá mesmo para mostrar a imagem e mexerem a boca enquanto a música toca ao fundo. Isso não acontece com todos os cantores de música Pop, mas não vamos negar que a maioria está assim. Eu entendo que a demanda de shows é grande e exaustiva, porém, se quero ver uma apresentação de um cantor que adoro, quero vê-lo CANTAR! É frustrante procurar performances de cantores na internet e só achar playbacks ou a utilização de auto-tunes. Auto-tunes, pra quem não sabe, é um processador de áudio que “corrige” a voz do cantor, no caso, muda o tom da voz do artista, caso ele seja desafinado ou desafine. Essa proeza tecnológica é utilizada por alguns (muitos) cantores do mundo Pop atualmente. Então, além de poupar suas vozes ainda as modifica. Triste, mas é a realidade. Cantores esses que gosto muito, não nego, mas é chato você querer ouvir a voz dos artistas que gosta e se deparar apenas com gravações. É como se eles cantassem apenas uma vez, só para gravar.

Obviamente temos algumas exceções do mundo da música Pop. Mas, a situação acredito que seja tão drástica, que quando algum artista que só está acostumado a fazer playback canta ao vivo, só voz e instrumentos, isso surpreende. Não deveria ser o contrário?

Vamos orar para que os cantores que são fiéis a suas vozes se mantenham assim. E que os outros estilos não sigam essa mania.

Aí vai algumas bandas/cantores que não me decepcionam quando quero ouvi-los =)

Xx,

Amanda Lobo.

2 thoughts on “Sinto falta de quando os cantores… cantavam!

  1. Não tiro nada do que vc falou! Só acho que como um dos exemplos — que não são poucos(ouvi um amém?!) — acabou esquecendo da Beyoncé! Xx

Leave a Reply

